domingo, 8 de novembro de 2009

Paz sem voz, não é paz... é medo...

Vivemos em uma sociedade dividida em “dominantes” e “dominados”. Esse tipo de sociedade exclui, por conta do capital ($), a maioria da população, marginalizando-a. Assim, trilham-se os interesses da “sociedade dominante” que, com sua influência política-econômica infiltram seus pensamentos caracterizando-os como verdades; dogmas que devem ser seguidos. “Dominantes”, beneficiados historicamente pelo Estado, trabalham para que “dominados” se mantenham marginalizados, a serviço dos primeiros.

Nesta sociedade, não funcionam os canais pelos quais os diferentes se falam e se ouvem... E, se não há espaço na mídia para que trabalhadores tenham voz, eles levantam suas ferramentas de trabalho e falam. Este é o verdadeiro motivo pelo qual o MST invadiu cerca de 2 mil hectares de terra, propriedade da UNIÃO (ou seja, NOSSA), utilizados pela empresa Cutrale para produção de laranja em Borebi (SP). Derrubar pés de laranja é voz de quem quer falar e ninguém quer ouvir... Por que a “dominante” Cutrale pode usar terras da UNIÃO para plantar e as famílias “dominadas” não? Pés de laranjas valem mais do que famílias à mercê da miséria, lutando pela vida, essa é a interpretação da mídia ....

Da mesma maneira, a depredação da fazenda de Daniel Dantas, no Pará, é a voz de 2 mil famílias que estão acampadas no Estado, eles querem falar e ninguém quer ouvir... E, veja só, perante as ações do banqueiro Daniel Dantas, indiciado pela PF por formação de quadrilha e crimes financeiros, entre eles gestão fraudulenta, evasão de divisas e lavagem de dinheiro, para a mídia, o MST é o bandido!!!!

E você aí... ainda acredita na mídia brasileira? Quanto tempo você ficaria acampado à beira de uma estrada com a tua família pedindo um trabalho? Pedindo que o Estado te dê as mesmas oportunidades que historicamente tem dados aos “dominantes”? Ou você acha que eles nunca tiveram vantagens?

Se você é daquelas pessoas que acordam cedo, chegam em casa cansadas ao final dia, não perdem um capitulo da novela e nem tiram um tempo para ler um livro. Parabéns você é uma engrenagem perfeita, a peça certa para trabalhar em prol dessa “sociedade dominante”, especialmente por não querer se dar conta que é um “dominado” sem voz.

Tenhamos voz, porque "paz sem voz, não é paz...é medo..."

Marla Weihs



"Quanto menos comes, bebes, compras livros, vais ao teatro e ao café, pensas, amas, teorizas, cantas, sofres, praticas esporte, etc., mais economizas e mais cresce o teu capital. «És» menos, mas «tens» mais. Assim, todas as paixões e atividades são tragadas pela cobiça. "
[Karl Marx]


“O oprimido tem medo da liberdade, porque ela trás consigo a obrigação do pensamento, da formulação de "ordens" a si mesmo, autonomia; características com as quais o oprimido não sabe lidar.”
[Paulo Freire]

Nenhum comentário:

Postar um comentário