terça-feira, 3 de novembro de 2009


Meu único desejo é um pouco mais de respeito para o mundo, que começou sem o ser humano e vai terminar sem ele”.

Claude Lévi-Strauss
(1909 - 01/11/2009)
Antropólogo francês, um pensador poderoso, que se tornou um avatar do "estruturalismo", uma escola de pensamento na qual as "estruturas" universais estariam por trás de toda a atividade humana, dando forma a culturas e criações aparentemente díspares.
A antropologia tradicionalmente buscava revelar as diferenças entre as culturas em vez de descobrir as estruturas universais. Ela não estava preocupada com ideais abstratas, mas com as peculiaridades de rituais e costumes, os colecionando e catalogando. A abordagem "estrutural" de Lévi-Strauss ia contra essa noção da antropologia.
Em seus estudos com as tribos Caduveo e Bororo na região do Mato Grosso, no Brasil, realizou seus primeiros trabalhos de campo básicos, encontrou entre elas uma busca obstinada não apenas para satisfazer suas necessidades materiais, mas também entender as origens, uma lógica sofisticada que governava até mesmo os mitos mais bizarros, e um senso implícito de ordem e desígnio, mesmo entre as tribos que praticavam guerra de forma impiedosa.
Perdemos um dos maiores antropólogos de todos os tempos....

Nenhum comentário:

Postar um comentário